Sinal Verde para a Leitura


 
PROJETO SINAL VERDE PARA LEITURA
ABERTURA - 2014

No dia 12 de abril, aconteceu, na Escola Romana Gobbi, a abertura dos Projetos: Sinal Verde da Leitura; Histórias Sobre Rodas e; Café Literário. Projetos que visam o incentivo à leitura e o desenvolvimento intelectual dos estudantes. O Evento foi marcado pela apresentação da peça teatral 'Antenísca, sábia avó', da a Cia de Teatro Conta Pra Mim.



Projeto A Hora do Conto

Iniciou no mês de outubro, com as turmas de 1º, 2º e 3º Anos, o Projeto A Hora do Conto, onde  toda segunda-feira, uma turma apresenta uma obra literária, tendo como base os livros do Projeto Trilhas. O objetivo é desenvolver o gosto pela leitura, a expressão e a oralidade. A partir dessa história, cada professor desenvolve as atividades semanais com enfoque no tema (eixo temático).
Apresentações realizadas:
08/10 – 1º Ano – Profª Noeli Carvalho – Dramatização do livro: 'Quer brincar de pique-esconde?'
16/10 – 2º Ano – Profª Adriana Ivo – Encenação musical: 'A linda rosa juvenil'.
22/10 – 3º Ano – turma A – Profª Ivete Bussolotto – Dramatização do livro: 'Bruxa, bruxa, venha a minha festa'.
29/10 – 3º Ano – turma B – Profª Adriana Zimmermann – Dramatização do livro: 'O grande rabanete'.
05/11 – Coordenadora Pedagógica: Adriana Oliveira – Contação de história: 'A História de um Xulingo'.




 



Reportagem completa no link  http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=29991

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, 18 de abril, na terça-feira dia 17, tivemos o lançamento da 2ª edição do Projeto Sinal Verde para a Leitura.  Neste ano com um formato um pouco diferente. Nossa escola não possui biblioteca, então para que o hábito da leitura nao se perca, em dias e períodos diferentes da semana, toca uma sirene, chamando todos que se encontram na escola no momento  para PARAR E LER. 
Nosso convidado especial foi Monteiro Lobato, representado pelo prof. Eládio Weschenfelder e Emília , representada pela profª Regina Zibetti, professora de Arte na escola.





FÉRIAS.......
Mas isso não é sinônimo de deixar tudo de lado. É importante passear, brincar, viajar... Que tal lermos um gibi? Aqui vai o link de uma leitura muito legal e para refletir também, sugestão da prô Noeli.
http://www.rota83.com/cascao-e-cebolinha-em-amizade-vale-a-pena-ver-e-ler.html
Espero que vocês me mandem sugestões também.

Estamos postando alguns resultados do Projeto Sinal Verde para a Leitura, produzidos pela  7ª série.



















E o Projeto continua, e os resultados já se mostram no dia a dia em sala de aula. A 7ª série está concluindo a produção de  um livro chamado TERROR NA 7ª SÉRIE.
Os contos  já está sendo digitados, em breve estaremos divulgando aqui neste espaço. Aguarde!!!







PROJETO
SINAL VERDE PARA A LEITURA

Teve início no II Semestre, o Projeto SINAL VERDE PARA A LEITURA.
Acontece uma vez por semana, nos dois turnos, em períodos e dias diferentes, onde todas as turmas participam. Toca uma corneta e o representante da turma vai até a Secretaria buscar uma caixa com livros. Nesta caixa tem livros de literatura, gibis, revistas (Ciências Hoje para Crianças, Nosso Amiguinho e outras). Os alunos escolhem um livro e partem para a leitura, deixam anotado a página onde pararam e na próxima semana dão continuidade à leitura.
A aceitação dos alunos está sendo muito boa, inclusive estão solicitando alguns títulos, que serão adquiridos pela escola.
A leitura tem sido um “bicho papão” na era da informática e do hipertexto. É preciso estimular, inventar, formatar diferentes metodologias para atingir a gurizada.